segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Entrevista com a fashion designer Alessandra Folganes

 1 - Como foi a tua infância ?

Tive uma infância maravilhosa. Paulista descendente de espanhóis, estive sempre muito próxima a minha família. A mulher que sou hoje devo a meus pais, que me criaram mostrando o certo e errado, o frase que resume os ensinamentos deles é: "Aquilo que plantas hoje é o que colherás amanhã!

2 - Como que começou a trabalhar com moda e todo esse meio?

Como boa geminiana que sou, fiz muitas coisas na vida, e todas com muita dedicação. A moda verdadeiramente chegou cedo. Meu primeiro contato com moda foi as 19 anos, quando montei minha primeira loja em Santa Catarina onde meus pais moram até hoje, e desenvolvia produtos moda praia e feminino. A loja não durou muito tempo, pois casei cedo, aos 19 anos e junto com a separação houve também o fim da marca. Com o fim do casamento um ano depois retomei a vida teatral e junto a ela voltei a desenvolver figurinos para teatro. Foram anos, trabalhando com moda e figurino dentro da área artística. A mudança veio em um momento de crise na economia e a classe teatral estava com dificuldades, na época eu fazia também a produção de um programa de TV, produzindo um quadro de moda e beleza, mas queria mais e queria ter algo meu, foi o momento do surgimento da La Belle Dame, minha marca.


3 - Você é uma consultora de imagem conceituada, conte mais sobre teu trabalho.

Gosto do que faço e quando você ama o que faz fica fácil ter sucesso. O sucesso é resultado de muito esforço e trabalho. Hoje continuo desenvolvendo varias funções e todas elas com grande importância na minha vida. Continuo como fashion designer desenvolvendo os produtos La Belle Dame, presto serviço de consultoria de imagem pessoa física e corporativo, produção de moda e agora depois de me profissionalizar, desenvolvo um novo job como beauty stylist. Essa última função veio para me auxiliar no desenvolvimento da produção de moda, tenho um pouco de dificuldade de delegar poderes e nem sempre consigo fazer o outro profissional entender aquilo que quero criar em uma produção! Participo ainda de um projeto social na região dos lagos no RJ, como designer desenvolvendo produtos de artesanato com costureiras. Além disso eu mesma cuido das minhas redes sociais, do site de vendas La Belle Dame e do blog onde falo sobre moda, beleza e variedades.



4 - Você viaja muito, conhece muito o Brasil e Exterior ?

Já viajei mais. Meu primeiro voo foi aos 3 meses de idade, e de lá para cá não pare. Conheço boa parte do Brasil. Em função da profissão do meu pai, mudávamos de cidade como quem troca de roupas... risos...quase isso, e morei do sul do país Bagé no RS ao Acre - Rio Branco, com isso posso dizer que conheço o Brasil de norte à sul. Fui pouco ao exterior, minha vida foi sempre um corre corre, mas cheguei em um momento em que começo a pensar em trabalhar menos e priorizar algumas coisas importantes. Quero muito fazer alguns cursos de moda e Makeup em New York, Paris e Milão e no começo de 2014 vou iniciar esse novo projeto. Devo viajar também fazendo produções de moda e editoriais em vários lugares do Brasil ainda este ano e planejamos alguns trabalhos no exterior no ano que vem!




5 - Você é uma mulher vaidosa, conte sobre os teus cuidados de beleza.

E verdade, gosto muito de estar bonita, me vestir bem, Mas vestir-se bem não quer dizer vestir coisas caras, quando você sabe comprar e compreende seu estilo e o que fica bem no seu corpo, pode comprar até em grande magazines, que parecerá que pagou caro por aquela peça. Acessórios fazem uma grande diferença na finalização de um look e é por isso que a La Belle Dame agora tem acessórios à venda. Não sou o tipo de mulher que pensa no corpo perfeito, não malho, não faço dieta, apenas tenho uma genética favorável. Hoje aos 42 anos acho que estou melhor que aos 30. Não saio sem Maquiagem, mesmo que seja somente um rímel e um batom na hora da pressa, mas procuro sempre levantar um pouco mais cedo quando tenho que sair pela manha para ter tempo de me produzir melhor, unhas sempre feitas, não é somente questão de vaidade mas também de Higiene.


6 - Qual sua formação, conta um pouco dos cursos que já fez.

Sou de formação atriz e diretora teatral, na época fiz também tablado, fui aluna da saudosa Maria Clara Machado. Quando resolvi finalmente partir para moda, fiz cursos e desenho de moda, meus desenhos eram muito primários na época, isso me ajudou a colocar no papel de forma mais profissional aquilo que estava na minha cabeça. Fiz quando nova curso de costura e modelagem no senac e  quando retornei fui buscar outros cursos que pudessem me atualizar no setor. Agora tenho investido nos cursos de maquiagem para aprimorar o que venho desenvolvendo, minha ida na semana passada a São Paulo foi em função disso, participei de um congresso de maquiagem na BEAUTY FAIR, e devo retornar a Sâo Paulo  06 e 07 de outubro para um curso de Visagismo e 21 e 22 para um curso ma Maison Payot.

7 - Quando não está no trabalho, o que gosta de fazer ?

Curto muito minha casa com meu marido, mas como boa paulista adoro um shopping, nem que seja para tomar um café, amo ler, compro muitos livros sobre moda, e relativos a sucesso nos negócios já li vários. 

8 - Você já foi convidada para programas de TV, conte.

como estive por muitos anos na área artística, cheguei a fazer algumas coisas como atriz na Rede Globo, Rede Tv e SBT, e tive um quadro de desfile na Rede CNT onde produzia e apresentava toda segunda feira os desfiles da La Belle Dame, na época (lingeries) com Leão Lobo e Adriana de Castro.

9 - Nesses anos de carreira, qual trabalho mais difícil que realizou ? 

Nada é fácil. Para mim tudo veio sempre com muita luta, mas o fim da La Belle Dame lingeries quando perdi minha fábrica com a tragédia de Nova Friburgo no RJ (local onde funcionava a fábrica) foi um momento muito difícil! Hoje produzo moda feminina e acessórios.


10 - Deixa a mensagem que quiser.

Foi um grande prazer mostrar um pouquinho do meu trabalho à todos vocês, em especial porque admiro muito meu querido Daniel Oliveira, grande ser humano. E deixo aqui a mensagem que só quem não desiste da luta é que chega ao sucesso, seja ela de que natureza for.

Um grande beijo à todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário