quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Estilista e Designer Ângela Ferraz conta detalhes sobre carreira e momentos


1 - Como foi que surgiu essa paixão por Design e todo esse meio?


  Minha paixão surgiu quando criança, sempre adorei criar. Eu tinha uns 09 anos e já desenhava corpinho, sempre com vestidos de festa e quando me perguntavam o que quer ser quando crescer eu respondia: Quero ser estilista, rs. Cresci, e a vida tem o dom de nos encaminhar as vezes indiretamente para nossos sonhos, cabem a nos buscar e percorrer com foco. Em virtude da própria vida, me tornei Designer de Parede, criei muitos efeitos, transformei muitos ambientes e como o "mundo da muitas voltas" de fato deu. 

 De 1995 a 2002 pintei telas e participei de vernissages, de 2002 até hoje me tornei Designer de Parede e atuo na área criando efeitos texturizados. Também desde 2012 paralelamente ao trabalho de designer de parede abri meu Ateliê.
 2 - E a sua empresa, o Ateliê A Designer ? Fala um pouco de todo o processo até se concretizar. Foi um momento especial para ti ?

 Eu procuro dizer que não trabalho, eu me divirto. Sempre fui muito dedicada no que se refere a texturização, mas em 2012 numa viagem de férias estava passeando num shopping em Orlando-FL, e incrivelmente foi amor a primeira vista, vi na vitrine da loja Brahmin um manequim expondo as bolsas. Não sei dizer mas aquilo me despertou, pois era um manequim meio plus size revestido com um tecido tipo neoprene brilhante dourado, pedestal convencional.Quando eu olhei realmente me encantou. Chegando no Brasil resolvi criar minha peça, que de fato caiu no gosto de amigos e familiares.  Sou empreendedora e resolvi lançar uma linha de manequins com uma linhagem romântica, de forma que eles não fossem apenas manequins, mas sim peças que decorassem de forma funcional.



   A proposta era decorar closets e dormitórios. Devido ao formato, lojistas aderiram a proposta utilizando manequins para exposição de produtos, criando um cenário na loja. Em março de 2014 o Senac unid. Aclimação aqui de SP me convidou para lançar peças dedicadas à festas e eventos, um desafio. Com tudo isso lancei Cisne Branco para Casamento e Bailarinas para debutantes, um sucesso! Surpreendentemente, programas de Tv fizeram contato e hoje temos alguns programas com o nosso manequim ilustrando o palco. Artistas também aderiram tais como Adriana Bombom, Max Fivelinha, Walério Araújo (estilista), Claudete Troiano (apresentadora), Cozete Gomes (Socialite), Claudemir Spyver (Diretor da revista Vulque), e muitos outros possuem minhas peças. E acredite até decoração de palco os manequins já estiveram. Em julho/15 foram utilizados 15 manequins de minha grife para acomodar os looks originais da cantora Elis Regina no Show Elis 70 anos. Quando você trabalho com amor, o mundo conspira a favor. Também em julho/15 estivemos decorando a Casa Mega na feira Mega Artesanal, momento onde lancei novas peças de Manequim e em seguida a convite do estilista Bruno Bacck preparei peças especialmente para seu desfile. E como as energias fluem, circulam - posso dizer que de fato não trabalho, me divirto!
 3 - Como são as peças e acessórios que você faz ? Sempre inovando, seguindo tendências e também valorizando o " feito a mão". Meus parabéns!
 Diferente da linha de produção e ao avesso da tecnologia, meus produtos são artesanais, um mix de provençal com vintage. Todo processo é feito a mão, mesmo que algumas estampas se repitam, elas são únicas. Minhas peças costumo dizer que remetem ao romantismo pois tratam-se de Manequins que lembra uma boneca e você pode vesti-la com o seu próximo look, você pode deixa-la em seu dormitório como decoração. Eu acredito que é um resgate emocional, pois hoje não brincamos mais de boneca, não é porque somos adultas que perdemos o lúdico de nossa infância, por isso acredito que o Manequim resgata esta sensação, é como de fato estivéssemos brincando só que colocando e tirando as roupas que iremos usar posteriormente.



 4 - Você marcou presença no Desfile conceitual Sadomasoquista Plus Size do estilista Bruno Bacck.
 Como foi esse dia? Teu figurino arrasou. Peças glamurosas pra abrilhantar o ambiente.


 Conheci Bruno Bacck em um desfile o Silhuetas Two, então o convidei para minha Mostra de Manequins que aconteceu em Agosto/15 na Aba Harley Davidson em SP. Neste dia nasceu de fato uma linda amizade, ele viu meu trabalho e me convidou, para em 14/09/15 e fizemos juntos o desfile Sado. Neste preparei peças especiais, Manequins remetendo ao sado e dediquei 2 manequins masculinos com correntes, ilhoses e algemas na entrada da passarela. No espaço do evento haviam Manequins com asas negras, busto com roupas de couro e plumas para criar o clima envolvendo e sedutor. Para uma modelo em especial criei Asas de quase 2,5m de largura. O evento foi um sucesso e com base neste sucesso estamos preparando peças incríveis para o próximo, o qual estimamos que seja em janeiro/16, realmente a parceria deu certo!

 5 - Teu trabalho também já esteve em programas de TV. Como se sente vendo teu trabalho ganhando sempre mais destaque?
 É inexplicável a sensação ! Digo emocionada, pois todo profissional "rala" para mostrar seu trabalho, provar que é capaz e nem todos tem hesito, graças a Deus, tudo de bom que já me aconteceu é mérito exclusivamente de transparência, amor. empenho e muita, mais muita dedicação. Quando você age com verdade, quando você deseja coisas boas ao próximo o mundo conspira a seu favor e eu acho que tudo isso é nada mais do que eu desejo a todos; tudo que desejamos ao próximo o mundo se encarrega de lhe devolver em dobro, se desejas sorte e amor, é bem provável que receberá ... bem, é assim que eu caminho.


  6 - Muitos preparativos até o dia da MOSTRA DE MANEQUINS - DECORAÇÃO FUNCIONAL DE ÂNGELA FERRAZ ? Como foi a escolha das peças?

 Geeeente, foi meeega corrido! Me convidaram em junho/15 e  eu estava com viagem marcada - julho fui comemorar meu aniversário e de meu filhote, ficaria 15 dias fora, realmente tive pouco tempo, mas o pouco eu mergulhei de cabeça, não foi preciso muita pesquisa pois sou adepta à Harley Davidson, adooooro! Aproveitei para comprar em Las Vegas pets da marca, assim personalizei vários manequins. Todos com muito strass, pets, coroas, afinal as damas da Harley Davison são Divas. E para alguns manequins nos pedestais dediquei uma pintura especial, um preto envelhecido, como as motos custons. Eu sei que uma das peças expostas foi adquirida por uma designer de joias e levada para Portugal, chic não é!

  7 - Você fez diversos passeios fora do país. Conta um pouco de cada um. Como foi essa experiência?

 É claro que nada substitui seu país, sua cultura, seu berço, mesmo em meio a tanta falcatrua, tanta corrupção, mesmo com todos estes mal exemplos do poder, o nosso pais é sempre o (nosso). Conhecer outras culturas, outros lugares é fantástico, visitei o México, conheci as pirâmides de Teotihuacán, fiquei fascinada ! Miami... que mulher não gosta de compras? rs Orlando-Fl, pois tenho um filho de 09 anos, mas confesso, eu me diverti muito mais (risos), Los Angeles, Las Vegas (ótimo para quem quer se casar) várias capelas com Elvis, muito romântico. Aliás Las Vegas é uma cidade que não se dorme, os hotéis são realmente incríveis, possuem shoppings, restaurantes, bares, e claro muitos cassinos, você não vê a hora passar afinal a luz é sempre branca. Para quem gosta de jogatina é fantástico. E o GrandCanyon é como se você olhasse para uma maquete, porém com outra proporção. Esta é feita por Deus, uma dádiva, o silêncio e se você fechar os olhos, sente o vento acariciar seu rosto, envolver seus cabelos... é um momento ímpar!

 8 - Legal demais ter os manequins A Designer na exposição Elis Regina 70 anos hein? Você sempre brilhando só em eventos tops.

  Parece loucura, mas a cada evento eu fico abobalhada,  pois em pensar que aquela peça eu criei para decorar meu quarto e, geeeennnte eu não acreditei quando soube que meus manequins acomodariam os looks originais da cantora Elis Regina, #morri ! Obviamente eu fui conferir de perto este, e lá estavam, 15 manequins expondo as roupas que Elis Regina usou sejam elas roupas simples usadas em casa como também em grandes show. Senti uma emoção imensa, nunca estive tão perto de alguém assim, vou confessar um segredo:  um dos manequins que utilizei neste evento, guardo em meu closet, aquele tem muito valor pois ele vestiu as roupas de Elis.



   9 - Fala um pouco de como é esse mercado de manequins no Brasil. Muitas inovações? 

 Risos, este mercado é (muito louco) criei para uma finalidade e num curto período tomou outras proporções. E quando imaginaria que eu faria uma Mostra, ou que fariam parte de uma decoração de um desfile, ou que seria uma peça para um matrimônio ? E de repente ligar a Tv e ver sua peça lá, ao lado da apresentadora e seus convidados ? Já pensou nisso (risos) é muito engraçado! Fico muito feliz mesmo com tanto reconhecimento, por isso sempre digo, dedique amor a tudo que você fizer, não espere reconhecimento, apenas faça, o mundo se encarrega do restante S2.


 10 - Como é teu dia a dia? Qual teu estilo de vestir? e quando tem evento?
  Meu dia é meeega corrido, cuido de 2 empresas:  a Textura & Cia, a qual administro e o meu Ateliê, o qual (faço tudo) risos, é claro que no meu ateliê tenho meus colaboradores, é evidente (risos).  No entanto as criações, sou eu, as decisões pelas estampas, modelagem ... além do que tenho um filho de 09 anos. É dificil mas tento mandar bem tanto no trabalho como na educação. E no que se refere a estilo, sou muito básica devido ao dinamismo do dia a dia e descarto saltos muito altos, pois é escritório e chão de fábrica a todo momento. Deixo os looks mais elaborados para os eventos, afinal, diga-se de passagem que você se veste para prestigiar o anfitrião da festa, risos. Mas no dia a dia, é sempre uma roupa leve, preferencialmente jeans.

  11 - E os cosméticos, gosta, usa as vezes ? Muitos cuidados com a pele? 

  Eu gosto de cosméticos, mas não sou (escrava) deles, risos. Um creme para a pele e ao redor ds olhos seguidos de um Protetor solar é fundamental, no dia a dia gosto de um lápis, e não abro mão de um batom, ai ai ai, não fico sem! risos.

12 - Quais momentos mais marcante na tua carreira?
 Momentos marcantes ? Difícil, pois cada evento eu acabo me comovendo. Mas um em especial foi sem sombra de dúvidas, emocionante para mim. Em 2011, estava ao Vivo na Tv Gazeta com minha querida Claudete Troiano e momentos antes de entrar para o ar, pudemos conversar um pouco, sempre a convite eu me apresentava no programa. Meu foco foi sempre levar informação e conhecimento para o público de forma que o motivasse a "colocar a mão na massa" incentivar o público a uma profissão ou se não, apenas a transformar suas paredes.... antes de ir para o ar, Claudete foi extremamente amável me dizendo coisas lindas que me fez segurar o choro, ela me agradeceu por eu me doar ao público sem esperar nada em troca, eu estava ali apenas para ensinar... visto que eu não dava aulas particulares... tudo aquilo me emocionou, mas segurei o choro, senti um nó na garganta, então a produção diz: 3 segundos para entrar no ar....começamos a falar, apresentei as ferramentas, falei sobre a introdução, mas.... não deu tempo, as lágrimas cruzaram meu rosto, e ela olhou para mim e disse (você está chorando?) eu respirava fundo mas a voz não saia, então ela olhou para a câmera e explicou para o público o que falávamos nos bastidores... jamais esquecerei deste momento, lindo e sereno!


  13 - Em relação aos cuidados na alimentação? quais tuas preferências?
 Eu tenho um grave problema, eu tenho um hábito ruim para a alimentação, tenho um caso antigo com chocolate, meu mal (risos), eu preciso rever alimentação, trabalho muito e dedico pouco tempo para as refeições, eu posso lhe dizer com propriedade (não sei o que é comer e descansar um pouco), mas vou rever, já passou da hora de rever esta questão, afinal como diz minha mãe: Saco vazio não para em pé! rs
 14 - Deixa a mensagem que quiser.

Quero simplificar minha trajetória e deixar uma mensagem a todos. Nunca, em nenhum momento tenha medo de ousar, vc já tem o 50% do não, cabe vc fazer seu melhor para ter o sim! E se tentar e errar, ótimo! Ótimo pq ninguém aperfeiçoa ou amadurece num mar de rosas precisamos quebrar a cara para ter mais garra e coragem de ir mais longe, as dificuldades são (oportunidades) que a vida nos dá para sairmos da zona de conforto, se vc olha para sua vida e diz (nada de bom me acontece) será que é pq vc não está fazendo nada de bom ? Ajude alguém a atravessar a rua, dê um dinheiro para o velhinho que fique no farol, ouça seu agradecimento, o quanto ele fala com o coração ao te agradecer por uma simples moeda que para vc não faria falta mas para eu complementara a quantia para comprar um pão, olhe ao seu redor, veja como a vida é bela, agradeça, viva em constante gratidão, seja amável, quando alguém lhe pedir algo, mesmo que seja difícil, faça, evite dizer (não)... faça tudo de coração, coloque amor em suas palavras... garanto, vc será um pouco mais feliz! Sucesso, saúde e amor para vc. S2 Foto 1 - Angela no Grand Canyon - Arizona - USA
Fotos 2 e da 15 a 19 -  Desfile conceitual Sadomasoquista Plus Size do estilista Bruno Bacck.
Fotos 3 e 4 são momentos.
Fotos 9 a 11 -  Mostra de Manequins - Decoração Funcional da designer Angela Ferraz . Entre as presenças estava o estilista Bruno Bacck. Evento aconteceu no espaço Aba Harley.
Fotos 5 a 8 são da  exposição Elis Regina 70 anos.
 Fotos 12 a 14 -Tv aparecida - Santa Receita.

INSTAGRAM da Estilista  Angela Ferraz: Link

Nenhum comentário:

Postar um comentário